PROVA DE VIDA – INSS:

Quem deve fazer? Todos que recebem benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Quando fazer?

A prova de vida deve ser realizada a cada 12 meses. Em razão da pandemia do COVID-19, o INSS, na prática, dispensou a realização da prova de vida em 2020.

Em maio de 2021, foi divulgada a retomada das provas de vida e calendário para sua realização, conforme tabela abaixo:

Por exemplo:

1) Maria realizou a prova de vida pela última vez em abril de 2019. Ou seja, deveria realiza-la novamente em abril de 2020, o que não o fez em razão da pandemia. Sendo assim, Maria deve realizar nova prova de vida em junho de 2021.

2) Paulo realizou a prova de vida pela última vez em janeiro de 2020. Ou seja, deveria realiza-la novamente em janeiro de 2021, o que não o fez em razão da pandemia. Sendo assim, Paulo deve realizar nova prova de vida em novembro de 2021.

Assim, a partir de junho de 2021, a prova de vida volta a ser obrigatória para todos os beneficiários.

Onde fazer?

A prova de vida do INSS pode ser feita das seguintes maneiras:

1) No banco que recebe o benefício. Os bancos possuem procedimentos próprios e distintos, sendo necessário consultar com o seu banco.

Caso não seja possível comparecer ao banco, o beneficiário poderá realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Ainda, idosos com mais de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado.

A Caixa Econômica Federal realiza a prova de vida nas suas agências.

Como fazer? Basta ir até a agência da Caixa Econômica Federal, portando documento de identificação, e realizar a prova de vida.

Caso você receba seu benefício em outro banco, consulte o procedimento adotado.

2) Pelo celular – aplicativos Meu INSS ou Meu Gov.br: apenas beneficiários selecionados podem utilizar esse serviço, que está sendo implementado gradualmente pelo INSS.

Para saber se você é apto a utilizar esse serviço, você poderá consultar o do INSS (gov.br/meuinss) ou você será informado pelo INSS por SMS (pelo número 280-41) ou e-mail.

Se você não foi selecionado para fazer a prova de vida pelo aplicativo, deve realiza-la no banco em que recebe o benefício!

Como fazer? É necessário baixar o aplicativo do Meu INSS ou Meu Gov.br na loja da Google Play ou App Store (Apple).

Um tutorial para realizar a prova de vida foi disponibilizado pelo INSS. Acesse o seguinte LINK

E se eu não fizer a prova de vida? Seu benefício poderá ser suspenso e o pagamento dos valores ficará bloqueado, até a regularização.

Lembramos que essas são as regras vigentes em 2021 e estão sujeitas a alteração no ano que vem.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *