20 de novembro – Dia de Valorizar a Luta Negra

O ano de 2020 vem oportunizando uma série de reflexões sobre o momento e o mundo em que vivemos. O Dia da Consciência Negra, marcado pelo 20 de novembro, visa estimular a discussão quanto as questões raciais e de representatividade. A data levanta questões como a discriminação e convida a pensar o enfrentamento ao racismo estrutural, tão presente na sociedade brasileira. Lembra, ainda, de Zumbi dos Palmares e Dandara, dois dos maiores líderes negros na luta pela libertação dos escravizados no Brasil.

A população brasileira compõe-se, em sua maioria, por pessoas negras (segundo o IBGE, são 9,4% de autodeclarados pretos e 16,8%, pardos). Entretanto, o racismo é uma realidade no Brasil, como se pode notar nos casos de violência racial que ganharam as manchetes recentemente. Essa cultura é reflexo de mais de um século de ausência de políticas públicas efetivas que visem o fim da discriminação racial. 
 
Por isso, é necessário reforçar o combate ao racismo, considerando que ainda há muita coisa a ser conquistada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.
 
Para saber mais, acesse: https://bit.ly/3kLMYDR
Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2019. 
Disponível em: https://bit.ly/3lKOG9P

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *